24 de março de 2008

Um pouco sobre as Tin Whistles

Tin whistle - em português assobio de latão - também conhecida como penny whistle ou flauta irlandesa, é uma pequena flauta de metal (geralmente cobre, latão ou estanho) ocasionalmente também de madeira, muito usada na música celta, medieval e escocesa.
Original da Irlanda, esta flauta muito se assemelha à flauta doce no que diz respeito à digitação, porém possui algumas diferenças tanto no timbre (mais claro e agudo), quanto na quantidade de furos (apenas seis).
A tin whistle é um instrumento simples, de resposta rápida e fácil para os aprendizes. Porém, o domínio das inúmeras técnicas utilizadas nela requer agilidade.
Possui duas oitavas, controladas pela intensidade do sopro, e pode ser encontrada em diversas afinações (C, D, Bb...).
Existem várias marcas e modelos, embora as cheap whistles – um padrão mais popular de tin whistles mais baratas – são compostas geralmente de um corpo de metal e uma boquilha de plástico.
Tin whistles são geralmente ouvidas junto a um violino, concertina ou gaita de fole - instrumentos comuns na música irlandesa.

São marcas populares de tin whistle: Waltons, Generation, Clarke, Clare, Feadóg, Susato e Dixon.

Conhecidos tocadores de tin whistle:

Andrea Corr – vocalista do grupo musical irlandês The Corrs;
Bruno Maia - vocalista do grupo musical brasileiro Tuatha de Danann;
Bridget Regan - membro do grupo musical americano Flogging Molly;
Paddy Moloney e Matt Molloy - ambos integrantes do The Chieftains;
Miguel Rasquinho - membro do grupo musical português Seara Jovem;
Kevin Crawford, Mary Begin e Pedro Eustache.

Ouve-se a tin whistle numa canção muito conhecida da cantora Celine Dion chamada "My heart will go on" - trilha sonora ganhadora do Óscar do filme Titanic.

bibliografia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Flauta_irlandesa

23 comentários:

Jon disse...

Oi Rafael. Legal você também dedicar um blog ao tin whistle. Se não estou errado você também gosta dos Corrs, certo? =) Obrigado por visitar meu blog e volte quando quiser. A propósito, a partitura que você me pediu já está postada, caso você ainda não tenha visto =). 'Té mais.

Fernando disse...

Massa, Rafael, já sabe que eu virei fregues do seu blog? Estou procurando partituras DESESPERADAMENTE! Valeu, inté a próxima! Slan (quer dizer adeus em celta)

Jon disse...

Olá Rafael. Olha, uma música que eu achei bem legal de tocar quando eu estava começando foi "Erin shore", dos Corrs. Aprendi ela depois de "Siobhan Ni Dhuibhir". Eu achei ótima, porque é uma música que eu gosto e foi fácil de aprender. Eu não tenho partitura dela porque aprendi de ouvido mesmo. Também aprendi bem facilmente a música "Return to Fingal", dos Corrs. Mas você pode encontrar muitas partituras nos sites www.abacci.com/music (ao lado tem os nomes dos instrumentos; você clica em tin whistle e aparecerá uma lista com as claves disponíveis, e clicando em D você encontrará uma ampla lista de melodias, de todos os ritmos; lá estão disponíveis também os arquivos midi, de modo que pode saber como a música soa e acompanhar na partitura, que traz tanto os pentagramas quanto o desenho do whistle com o dedilhado sob cada nota). Tem também o site www.disfrutaloscorrs.com, em espanhol, com uma seção de partituras para tin whistle (dos Corrs) e amostras dos sons. Não posso te dizer exatamente quais as músicas ideias para quem está começando porque eu escolho aleatoriamente e fico praticando até conseguir tocar. Não é fácil, mas já consegui resultados interessantes. =) Além dessas, já aprendi "Old hag" e "The hen's march to the midden". Atualmente, tenho aprendido "Haste to the wedding", "Joy of life", "Silver strand" (todas dos Corrs) e mais recentemente "The edge of the white rock", da Joanie Madden. Meu tempo tem sido escasso de tempos pra cá, mas faço o que posso! Espero poder ter ajudado de alguma forma. Qualquer coisa, não hesite em me perguntar. Apesar de estar aprendendo já há dois anos, me considero um iniciante, porque há tanto a aprender! E valeu pela dica sobre o meu blog. Ele estava mais organizado pouco tempo atrás, mas mudei o template e ainda preciso terminar de arrumá-lo. =) Até mais!

Jon disse...

Oi Rafael. Comprei meus 2 primeiros whistles no Mercadolivre. Os outros eu comprei direto dos Estados Unidos, do site www.whistleanddrum.com. Os preços são ótimos e a postagem super barata. Paguei pouco mais que 20 reais no mais caro. No fim das contas, saí ganhando ao comprar direto dos EUA, já que os que comprei aqui custaram mais que o dobro. Quanto ao Feadóg niquelado, acho que foi uma boa escolha sim. Deve ser semelhante ao Generation que comprei. Porém, aí vai uma dica: como você está no princípio, seria bom você experimentar um Acorn. Ele exige muito menos ar ao tocar, e isso é importante quando se acostuma a respirar durante as músicas. Se eu tivesse sabido disso no começo, teria comprado um Acorn. Só adquiri um bem depois, e logo percebi a diferença. Até mais.

Jon disse...

Rafael esqueci de dizer, eu tenho um Feadóg Black D e gosto muito do som dele. Se o seu é o Pro, deve ser melhor ainda :)

Jon disse...

Rafael, a postagem do Whistle & Drum é 2,90 dólares, se não aumentou (creio que não). É do tipo US 1st class mail (correio de primeira classe dos EUA). Leva entre 15 e 30 dias pra chegar, dependendo de quando se faz a compra. Levam no máximo 1 semana pra pôr no correio. O whistle vem numa caixa de papelão envolto em jornal ou papel de revistas, bem seguro. Valeu por me indicar no seu blog. Depois vou indicar o seu blog também (estou no trabalho agora =).

Jon disse...

oi Rafael
Tava dando uma olhada no Whistle & Drum ontem e verifiquei que a posgatem aumentou sim :\ De 2,90 pra 12,10 e isso em menos de 2 meses, porque nem isso faz que comprei o Generation...

Sousa, E. disse...

Pretendo iniciar estudos com a Tin Whistle, mas tá difícil achar alguma coisa por aqui, São Paulo...
vcs conhecem alguma loja de confiança que não cobre tããão caro?

Rafael Aguiar disse...

Olá Sousa,E., você está procurando uma flauta tin whistle para comprar ou já possui uma? Se você não tiver uma existe em SP uma loja chamada Moretto Flutes http://www.morettoflutes.com.br/.
Se for material para estudos ou você importa ou encontra na net existe o o Whistle & Drum http://www.whistleanddrum.com/.

Abraços até a próxima postagem!

Sousa, E. disse...

Muito obrigada pela resposta!
Já contatei a loja, ainda preciso comprar a flauta. =)

Até a próxima,


Érica.

Miguel Rasquinho disse...

Olá Rafael!

Achei curioso encontrar o meu nome neste blog. Sou Miguel Rasquinho.

Mais curioso ainda, o meu nome aparecer na Wikipedia!

Um abraço e vá partilhando o que puder acerca desta beleza.

Miguel Rasquinho, Portugal

André Zamperlini disse...

Parabéns pelo blog! Já aproveitei duas partituras dele.. legal o ensaio sobre as Tin Whistle!

Jean Pierre Bertola disse...

Comprei no mercado livre uma tin whistle black de alumínio Waltons.
Achei de péssima qualidade o alumínio(Casquinha) e uma das notas mais alta sai desafinada.Tem o som muito baixo e se você assopra com mais intensidade desafina.Tenho uma flauta doce de plástico Yamaha que dá de dez na Waltons em matéria de qualidade e sonoridade.Alguém sabe me informar onde posso adquirir uma tin whistle de qualidade?????
Jean.

Rafael Aguiar disse...

Olá Jean Pierre,

Onde eu comprei a minha Feadog D nickel no brasil mas a loja fechou. Tente comprar um gerenation, Feadog, clark...

Você pode importar pelo site:

http://www.whistleanddrum.com/

Até a próxima

Anônimo disse...

Obrigado, Rafael pela indicação do site.Tu indicou a generation ou feádog, existem vários modelos dessas marcas????
Tem um vídeo neste site do Blayne Chastain tocando uma Tin Whistle, gostei dela, sabes me dizer a marca e o modelo dela.???
Abs.
Jean Pierre.

cristovao disse...

como faço para aprender tocar Tin whistle Bb tenho uma e não sei tocar alguem pode me ajudar....

Stella Assakawa Ludgero disse...

Olá! eu tenho uma duvida.. se eu comprar uma tin whistle na afinação D(ré) Bb(si), eu consigo tocar na clave de SOL normal, como consigo tocar em uma tin whistle afinada em C(dó) ? Obrigadaaaa!

Unknown disse...

Oi, ja toco flauta doce há alguns anos,mas me interessei muito, e gostaria de aprender a tocar a tin whistle, alguma recomendação com relação ao instrumento, tipo modelo, marca, material, tamanho, afinação...?

Desde ja muito obrigado.

=D

Anônimo disse...

tenho a mesma dúvida do Bueno Luan.

Rafael Aguiar disse...

Olá pessoal, desculpa a falta de atualização.

Eu indicaria pra começar as marcas Generation, Feadog, Clark. Quanto a afinação eumindicaria em D (ré).
Onde comprar: ebay, mercado livre, whistleanddrums (site).
Latão ou níquel: latão suja facil fica com as marcas dos dedos, mas sai com um produto apropriado. Em níquel demora mais pra ficar com as marcas dos dedos, mas é dificil de limpar. Tenho um Feadog em D e uma Generation em Bb ( si bemol). A digitação muda de acordo com a afinação.


Até mais!

Eu tenho uma Feadog em D

Unknown disse...

Olá, amigo. Belo blog você tem, meus parabéns.
Sempre tive vontade de tocar flauta, pois acho o som delas majestoso, em especial a Tin Whistle. Como faço para conseguir uma Tin Whistle com afinação em E ( Mi), igual aquela da trilha sonora do filme Titanic?

Unknown disse...

Obrigado pelo elogio. O blog está para há alguns anos. A do filme é uma Generation em Bb (Sí bemol) você pode encontrar no mercado livre ou nesse site http://www.whistleanddrum.com/

Até mais!

Unknown disse...

Obrigado, amigo, vou pesquisar. E obrigado por ajudar pessoas iguais a mim. Arranho teclado, mas instrumentos de sopro é novo para mim. Abraços

Digitação Tin Whistle em D

Olá pessoal! Quanto tempo! Digitação Tin Whistle D. Onde tem um + sopre com mais força .  Como assim soprar fraco e soprar mais f...